Funcionanento: segunda a sexta - de 09:00 até 18:00

  • +55 21 3938-9745

Participantes

Coordenadores

Pesquisadora Adriana Carvalho Lopes

Ana Paula Marques Beato-Canato



E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ana Paula Marques Beato-Canato: É mestre (2003) e doutora (2009) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e graduada (1998) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis/SP). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em ensino-aprendizagem e formação de professores de línguas estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua estrangeira, formação de professores, currículos, língua para fins específicos, gênero textual e produção de material didática (sequência didática em torno de gêneros textuais). É líder do grupo PLEGE (UFRJ), juntamente com a Profa. Dra. Paula Tatianne Carréra Szundy, e integrante do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (UEL). Com experiência em todos os níveis de ensino, é professora do Programa Interdisciplinar de Pos-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ e professora adjunta de língua inglesa no Departamento de Anglo-Germânicas na mesma instituição. Atualmente, trabalha com o seguinte projeto: Ideologias e práticas linguageiras em contexto de formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas.

Paula Tatianne Carréra Szundy



E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Paula Tatianne Carrera Szundy possui graduação em Letras - Faculdades Integradas Teresa Dávilla (1995), mestrado em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e pós-doutorado pelo King's College London (2015). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Letras Anglo-Germânicas, professora permanente do Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (biênio 2016-2017). Também foi presidente da ALAB no biênio 2010-2011 . Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em formação de professores e seus interesses de pesquisa incluem: ensino-aprendizagem de línguas adicionais, formação de professores, políticas linguísticas, ideologias linguísticas, práticas de (multi)letramentos no ensino básico e/ou superior.

Pesquisadora Adriana Carvalho Lopes

Christine Siqueira Nicolaides



Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Christine Siqueira Nicolaides possui Graduação em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (1987), Mestrado em Letras também pela Universidade Católica de Pelotas (1996) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), tendo feito Doutorado Sanduíche pela Polytechnic Hong Kong University. É Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Departamento de Letras Anglo-Germânicas. Sua atuação como pesquisadora, junto ao Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, é na linha de Discurso e Práticas Sociais, com ênfase em Ensino-aprendizagem de línguas, atuando principalmente no tema Autonomia no Ensino-aprendizagem de línguas, sob o viés da Teoria Sociocultural e da Pedagogia Crítica. Coordena o grupo de pesquisa EASEL: Estudos sobre Autonomia Sociocultural na Ensinagem de Línguas - EASEL. Foi Presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil, ALAB, biênio 2011-2013. Atualmente exerce a Coordenação Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras, NucLiIsF UFRJ e é Diretora Adjunta de Articulação e Infraestrutura da Faculdade de Letras da UFRJ e desenvolve seus estudos de pos-doutoramento na San Francisco StateUniversity – SFSU, Califórnia, Estados Unidos, na área de Ensino e Aprendizagem de Línguas.

Rogério Casanovas Tilio



E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Website

Rogério CasanovasTilio possui Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem - PUC-Rio, 2006), Mestrado em Linguística Aplicada (Interação e Discurso - UFRJ, 2001), Especialização em Língua Inglesa (PUC-Rio, 1998), Licenciatura em Língua Inglesa (Universidade Santa Úrsula, 1995) e Bacharelado em Ciências Econômicas (UERJ, 1994). É Professor Adjunto de Língua Inglesa e Coordenador de Graduação dos cursos de Letras Anglo-germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Foi coordenador de área de Inglês do PIBID-CAPES na instituição e atualmente é coordenador pedagógico do programa Inglês sem Fronteiras (CAPES/SESu-MEC). É autor de livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira e seus interesses de pesquisa incluem: avaliação e produção de material didático, multiletramentos e letramento crítico, ensino de línguas e formação de professores. Vem atuando na Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) desde 2012, tendo ocupado os cargos de tesoureiro (2012-2013), vice-presidente (2014-2015) e tesoureiro novamente (2016-2017).


 

Pesquisadora Adriana Carvalho Lopes

Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt


                           Resumo


E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Webpage

Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt possui Doutorado em Letras (Letras Vernáculas – Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Portsmouth, Reino Unido (2011). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras - UFRJ e do PROFLETRAS, Programa de Mestrado Profissional em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na Linguística Aplicada voltada para o ensino de línguas, atuando principalmente na pesquisa em ensino de leitura, produção textual e gramática. Realiza pesquisas voltadas à discussão das contribuições da Psicologia Cognitiva para a investigação da cognição distribuída e dos estudos em metacognição e conhecimento metalinguístico para a melhoria do ensino de línguas em todos os níveis, com foco na análise crítica de materiais de ensino, projetos curriculares e políticas públicas de ensino, e também na elaboração de materiais didáticos.